É extremamente comum que as pessoas fiquem em dúvida sobre quais as cores existentes do granito e como escolher por conta da sua grande variedade. Essa pedra se destaca principalmente por essa característica, ter cores variadas. Hoje, você consegue encontrar granito bege, branco, preto, vermelho, amarelo, azul, verde e marrom.
Portanto, escolher dentre essas opções de cores não é bom apenas para a estética do local, mas também pela sua funcionalidade. Se você deseja entender mais sobre o assunto, acompanhe as informações a seguir!
Composição do granito
Antes mesmo de falarmos sobre as variações de cores que o granito possui, entendamos sobre a sua composição, feita de feldspato, quartzo e mica.
O quartzo é um mineral que não tem cor, com isso, o feldspato é o responsável por trazer coloração ao granito, podendo ser rosado, avermelhado ou até puxado para o cinza. Já a mica é a responsável por trazer brilho para essa pedra.
O grande sucesso do granito não se dá por conta da quantidade de cores disponíveis no mercado, mas também por:
O granito pode ser utilizado em diversas áreas, desde bancadas de banheiro, cozinha, para revestir paredes, piso e fazer soleiras variadas, sendo um material super versátil para a sua casa. Se você deseja conhecer mais sobre as opções de cores, acompanhe a seguir!
Principais cores do granito
Após conhecer mais sobre a composição e sua usabilidade, falaremos sobre a grande variedade de cores que o granito possui. Você pode optar por cores mais claras, como bege, amarelo ou branco, ou ousar na escolha de granitos escuros, como preto, por exemplo. Confira a seguir.
Granito amarelo e bege
O granito amarelo e bege é muito utilizado para pisos e bancadas, principalmente em áreas externas.
A vantagem dessas cores é que podem ser combinadas com diversas decorações diferentes, especialmente com a madeira.
Dentre as opções podemos encontrar granito amarelo ornamental, amarelo Icaraí, bege bahia, Santa Cecília, bege dunas e granito samoa.
Granito branco
O granito branco é muito utilizado e também comum. Ele possui o fundo branco e algumas partes espelhadas em sua superfície, podendo ter outras tonalidades de cores como preto, cinza e amarelo.
Por isso, se você deseja uma opção de pedra que seja branca, pode optar por pedras sintéticas. Mas, o granito branco, mesmo tendo algumas tonalidades, fica excelente nos ambientes.
Granito marrom
O granito marrom não é tão conhecido, mas é uma excelente opção para ser utilizado no revestimento de bancadas, pois é uma cor elegante e clássica, combinando com decorações rústicas, por exemplo. Mas, é válido destacar que esse é um dos granitos mais caros do mercado, assim como o preto e o branco.
Granito verde
O granito verde mais conhecido é o verde Ubatuba é uma versão confundida com o granito preto, e apenas com a luz do sol você consegue observar que ele não preto.
Os mais conhecidos além desse citado são os granitos verdes pérola e granito verde peacock.
Granito cinza
O granito cinza é uma das opções mais utilizadas, afinal, é a cor que mais está em abundância no mercado, fazendo com que tenha preços acessíveis. Ele é encontrado facilmente em pias de cozinha, bancadas, pisos, pias do banheiro, balcões e soleiras.
Granito vermelho
O granito vermelho não é uma opção muito utilizada, afinal, é uma coloração um pouco fora do comum e que não combina com outros tipos de decorações. Mas, caso você prefira cores mais diferentes, investir no granito vermelho para fazer tampão de mesa ou bancadas pode ser uma excelente opção.
Granito preto
Uma das opções de cores de granito mais utilizadas é o preto, trazendo elegância, modernidade e deixando o ambiente mais clean. Você pode combinar com decorações mais atemporais, além de usá-lo em pisos ou bancadas.
Granito azul
Assim como o granito vermelho, o granito azul também não é muito utilizado, fazendo com que os projetos que tenham essa opção de pedra sejam mais exclusivos. Também não é uma das opções mais baratas do mercado, e pode ser usada em bancadas, tampões de mesa, pisos e outros.
Granito e mármore: quais as diferenças?
Entender que o granito e o mármore são pedras diferentes é essencial para conseguir lidar melhor com a escolha das variações de cores entre as pedras.
O mármore e o granito são pedras naturais, e as diferenças entre elas estão na composição. O granito é uma pedra formada pelos minerais que citamos, e isso faz com que ele seja menos poroso, ou seja, pouco permeável também.
O mármore, por sua vez é formado por minerais de calcita, fazendo com que seja uma pedra mais porosa, permeável e menos resistente do que o granito.
A escala de resistência “Mohs”, avalia a dureza dos materiais naturais. Nela, o granito possui classificação 7, e o mármore, classificação 3 de dureza.
Sobre as cores, podemos dizer que a formação de cada uma dessas pedras garante a variedade das tonalidades e também nas texturas.
O mármore possui uma superfície mais texturizada, enquanto o granito possui granulações na superfície. Essas duas opções de pedras naturais não possuem uma coloração uniforme e nem lisa. Isso significa que você não encontrará um granito de uma cor apenas, e sempre terá pontos de outras cores na sua superfície.
É essencial entender as principais diferenças entre o granito e o mármore para que você possa escolher a opção que mais se encaixa no projeto da sua casa. Assim, você consegue deixar o ambiente tanto funcional – afinal, o granito é uma pedra muito resistente – quanto bonita, pois também é uma opção que não mancha tão facilmente em sua superfície, como acontece com outras pedras.
Agora que você entendeu melhor sobre a variedade de cores do granito, como utilizá-lo e a sua composição, invista nessa opção e veja os benefícios dessa escolha!
Para ajudar nessa decisão, confira os projetos da Marmoraria Sahara. A Sahara conta com materiais de alta qualidade.
Além do granito, temos um catálogo amplo também em mármore e garantimos a qualidade dos nossos serviços através de uma equipe capacitada. Entre em contato e solicite um orçamento!
Este artigo foi útil? Deixe um comentário!
- Conheça os principais tipos de mármore e como usá-los - 13/11/2024
- Guia Completo de Manutenção do Granito - 04/11/2024
- Granito para Áreas Externas: Praticidade e Estilo - 01/11/2024