Conheça os principais tipos de mármore e como usá-los

O mármore é um material que, sem dúvida, chama atenção em qualquer ambiente. Sua versatilidade permite que esteja presente no piso, paredes, bancadas e em diferentes peças. 

As diferenças entre os tipos de mármore, porém, vão além da cor. Eles podem ser aplicados em diferentes ambientes, para diferentes necessidades. Neste artigo, vamos explorar os tipos mais comuns de mármores e suas aplicações.

Mármore Carrara

Mármore Carrara

Pedra nobre, utilizada desde a Antiguidade, o mármore Carrara é extremamente versátil e pode ser aplicado nos mais diferentes ambientes. Possui cor clara e leve acabamento, combinando com diferentes estilos de decoração.

Sua origem é a cidade de Carrara, região Toscana da Itália, que possui mais de 190 pedreiras deste tipo. 

Entre as principais vantagens, estão a neutralidade, por ser de tom claro, e menor porosidade. Isso faz com o que o Carrara seja fácil de limpar e menos suscetível ao surgimento de manchas.

Os tipos de mármore Carrara se dão pela pureza do branco e quantidade de veios acinzentados. Os principais são:

  • Mármore Carrara Gióia: com fundo mais branco e veios cinzas mais destacados, é considerado o mais nobre de todos. 
  • Mármore branco Carrara (tipo C): com fundo branco e veios cinzas presentes por toda a peça, é o mais acessível.

Apesar da versatilidade, o Carrara é mais usado com acabamento polido, mostrando um aspecto liso e brilhante. Por esta razão, não deve ser utilizado em ambientes externos, já que pode apresentar riscos por ser escorregadio. 

Nos ambientes internos, pode ser aplicado em cozinhas, banheiros, escadas, bancadas, piso, entre outras opções.

Leia também: Qual a diferença entre mármore e granito?

Mármore Travertino

Mármore Travertino

Considerado bonito e sofisticado, o mármore Travertino é uma rocha calcária natural de cor bege clara. Os mais conhecidos também têm origem italiana, destacando-se o Romano e o Navona. 

Assim como o Carrara, o Travertino também data da Antiguidade, estando presente em obras como o Coliseu, as Pirâmides do Egito e a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Suas principais características são as pequenas cavidades e os veios longilíneos, que remetem à folhas e ramos. Seu acabamento pode ser natural, resinado, opaco e liso, ou polido.

Por ter cores claras e neutras, é fácil de ser combinado com os móveis do espaço, dando bastante sofisticação ao ambiente. As aplicações mais comuns são em salas, cozinhas, tampos de mesas, e até painéis de TV. Também apresenta-se muito bem em paredes, no piso, ou em bancadas, e é perfeito para ambientes luxuosos.

Mármore Nero Marquina

Mármore Nero Marquina

Originário da região de Markina, na Espanha, o Nero Marquina caracteriza-se por seus tons escuros e veios brancos, e é considerado extremamente sofisticado.

Por atender ao estilo monocromático preto e branco, ele está sempre em alta e é peça muito presente nos projetos de Design de Interiores. 

Muito versátil, o Nero conta com inúmeras possibilidades de aplicação, podendo ser utilizado em áreas internas e externas, secas ou molhadas. Além da elegância, oferece excelente durabilidade e resistência.

Entre os usos mais comuns, podemos destacar a aplicação em bancadas, pisos, banheiras, paredes e até lareiras.

Mármore Calacatta Michelangelo

Mármore Calacatta Michelangelo

Outra pedra de origem italiana, o Calacatta Michelangelo caracteriza-se por sua cor branca e seus veios dourados e cinzas. Está entre os mais valorizados do mercado.

Por ser de cor clara, apresenta toda a versatilidade e facilidade para combinar com o ambiente. É um mármore sofisticado e, devido ao revestimento frio, pode amenizar a sensação de calor.

O Michelangelo também é muito presente em projetos de decoração, podendo ser usado em painéis, bancadas, escadas e móveis. É visto como um diferencial entre os mármores brancos, pois seus veios se destacam e chamam a atenção.

Banheiros, cozinhas e escritórios estão entre os ambientes que mais se utilizam do Michelangelo. Uma dica é usá-lo como parte da decoração em ambientes menores.

Mármore Piguês

Pedra de origem grega, o Piguês assemelha-se muito ao Carrara por sua cor branca e veios acinzentados. Apresenta, porém, uma aparência mais homogênea que o italiano. 

É considerado o mais delicado entre os brancos, pois seus desenhos são leves e sutis. Por não ser tão marcado, é indicado para superfícies grandes, onde oferece um melhor efeito visual.

Assim, o Piguês pode ser amplamente utilizado em paredes, bancadas, pisos, ou qualquer outra superfície em que encontre espaço para mostrar seus desenhos.

Por fazer parte do grupo dos mármores brancos, o Piguês também conta com toda a versatilidade na hora de decorar, está sempre em alta e é muito presente nos mais variados projetos.

É difícil manter o mármore sempre novo?

A resposta é não! O mármore é a escolha preferida para muitos proprietários que desejam dar às suas casas o luxo e o charme do acabamento. O material é resistente, de fácil manutenção e, como vimos, está disponível em uma variedade de tons e padrões.

Quando cuidado corretamente, o mármore tem a capacidade de durar várias décadas. Os cuidados não são constantes, realizando a limpeza correta e utilizando um selante conforme recomendado, você pode manter seu mármore como novo, prolongando a sua vida útil.

O ideal é não utilizar produtos químicos abrasivos na limpeza. Geralmente com água e detergente neutro você consegue um bom resultado e evita manchas na sua pedra

Se você estiver planejando utilizar esse material em sua casa ou empresa, saiba que veio ao lugar certo!

manutencao-do-marmore
O ideal é não utilizar produtos químicos abrasivos na limpeza. (Foto: Envato Elements)

Por que escolher mármore para o seu projeto?

Porque esse é um dos materiais mais populares para uso em projetos arquitetônicos, e isso se deve à sua durabilidade, elegância e fácil manutenção.

Os projetos que optam pelo mármore são extremamente duráveis e resistentes aos efeitos do clima, por ser um material resistente ao fogo e a mudanças bruscas de temperatura, ele se torna ideal para uso em áreas externas ou em projetos de decoração mais ousados.

Além disso, a sua manutenção é relativamente fácil e é possível usar produtos para limpar a sua superfície e mantê-la limpa e brilhante por muito tempo.

O mármore é uma excelente opção para quem procura um material de alta qualidade e durabilidade. Se você estiver procurando adicionar algum luxo e sofisticação ao seu projeto, considere os principais tipos de mármore disponíveis para obter o máximo de efeito.

Conclusão

A Marmoraria Sahara oferece uma ampla variedade de mármores, com cada tipo possuindo suas próprias características e particularidades. São pedras refinadas, resistentes, de qualidade superior, que podem adicionar beleza e sofisticação a qualquer ambiente.

 

Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!

Avalie post
Comentários
Sahara Arte em Pedras

Acabamentos

1

Ideal para