Não é nada agradável encontrar manchas em peças de granito e mármore, certo? Manchas sempre causam um susto, ainda mais nesses materiais que são geralmente inseridos em locais importantes da casa. Para evitar isso, alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença, como por exemplo, evitar o acúmulo de sujeira, água e evitar uso de produtos químicos não recomendados.
Por terem uma composição diferente, o grau de cuidado entre granito e mármore também muda. Mesmo assim é possível, em muitos casos, reverter manchas nos dois tipos de pedra.
Siga a leitura e veja mais dicas sobre esse tópico.
Entenda como surgem as manchas nas pedras
Tanto o mármore quanto o granito, absorvem com mais facilidade os líquidos derramados sobre suas superfícies, e isso faz com que surjam manchas nas pedras. Por mais que o granito seja bem resistente, sua superfície não possui uma impermeabilização natural que consiga proteger de acidentes com líquidos que penetram rápido pela estrutura.
Da mesma forma, o mármore quando exposto a líquidos, por mais durável que ele seja, danifica a pedra. Isso se deve principalmente em ambientes externos com grande movimentação e devido à chuva.
No entanto, também ocorre quando é aplicado na cozinha, onde é comum cair água, óleo, café, ou no banheiro, onde é comum usar sabonetes e maquiagens. No caso de um acidente assim, indicamos que limpe o mais depressa possível antes que a substância se infiltre por meio dos poros das pedras, causando manchas permanentes.
Uma dica muito válida, é quando você for manusear alimentos que precisam ser cortados, nunca faça isso sobre essas pedras, o recomendado é utilizar uma tábua própria de cortar alimentos. Assim, há uma garantia que a pedra dure por mais tempo sem que risque sua superfície.
As pedras com cores mais escuras são mais suscetíveis a riscos, enquanto as pedras que possuem cores mais claras são mais suscetíveis às manchas. Então antes de escolher qual mármore ou granito irá utilizar, lembre-se dessa informação.
Outro ponto que merece atenção, é sempre tomar cuidado com as dicas mirabolantes que as pessoas inventam e saem espalhando pela Internet. Por isso, quando fizer a limpeza, risque de sua lista produtos como limpa pedras, água sanitária, limpa alumínio, soda cáustica, e qualquer produto que possua ativo ácido, ou seja, corrosivo.
Para prevenir manchas em revestimentos de pedra, você deve fazer a limpeza com limpadores e detergentes adequados, além de fazer a impermeabilização correta do mármore e granito.
Como escolher o impermeabilizante ideal de granito e de mármore?
Entre os cuidados necessários para mármores e granitos, principalmente os que possuem uma tonalidade mais clara, é o uso do impermeabilizante. Ele é uma substância que fecha os poros e impede a água, fungos e bactérias de penetrarem pela estrutura, evitando que manchas apareçam.
Você pode encontrar impermeabilizantes em lojas especializadas em limpeza e o uso dele é fácil. Atualmente, no mercado, é possível encontrar muitas opções de produtos para a impermeabilização. Estes itens são dedicados especialmente para mármores ou granitos, além de outros diferentes tipos de superfície que também precisam de cuidados especiais para a manutenção.
Para escolher o impermeabilizante ideal é necessário buscar um adequado ao material ao qual ele será aplicado. Pois, existem os impermeabilizantes mais genéricos que podem ser utilizados para a maioria das pedras e trazem bons resultados.
Por outro lado, também existem aqueles específicos, desenvolvidos especialmente para apenas um material. Ou seja, você deve escolher um impermeabilizante compatível com a porosidade e absorção da sua superfície.
Outro aspecto que você deve considerar é a necessidade da impermeabilização do seu ambiente. Por exemplo, uma área externa precisa de proteção contra a água, já uma cozinha precisa de proteção contra água e óleo. Sendo assim, há marcas que oferecem grandes variedades de impermeabilizantes de qualidade.
Não existe um prazo exato sobre a durabilidade das impermeabilizações. Isso que dizer ser variável conforme a sua composição e com a porosidade do material ao qual ele será aplicado e também de como serão efetuados os procedimentos e os cuidados diários com a pedra.
Dessa forma, o rótulo do produto informa o tempo de durabilidade da ação do mesmo, então sempre verifique essas informações. Veja também a aparência do mármore ou granito num período de seis há doze meses; assim você julgará se será necessário realizar novamente a aplicação do produto.
Como aplicar o impermeabilizante?
Para aplicar o impermeabilizante, a superfície precisa estar limpa, seca e livre de pó ou manchas. Então, antes de aplicar, deve-se fazer o uso de detergente neutro e enxaguar bem para remover os resíduos.
Depois dessa limpeza, espere a secagem completa da pedra para garantir que quando você passar o impermeabilizante, ele fixe bem. Logo após a secagem, aplique uma camada de impermeabilizante de maneira uniforme sobre a superfície do mármore ou granito. Essa aplicação pode ser feita com a ajuda de uma flanela ou pincel.
Lembrando que alguns impermeabilizantes precisam ser diluídos, por isso, sempre leia o rótulo do produto e siga suas orientações. Depois vem o processo da absorção que pode variar entre 5 a 30 minutos. É importante esperar pela absorção completa da pedra, porque se o produto for retirado antes pode comprometer a impermeabilização.
Quando o tempo de espera for finalizado, remova o excesso do impermeabilizante do mármore ou granito com uma flanela seca, ou esponja de aço inox. Caso necessário, aplique novamente o produto e aguarde entre duas a três horas.
A Marmoraria Sahara possui uma equipe técnica experiente e capacitada para lhe orientar e garantir um serviço de qualidade no processo de impermeabilização de suas pedras naturais. Entre em contato através do nosso site.
Agora que você já sabe como evitar as manchas e preveni-las com impermeabilizante, leia também:
Pedras alternativas ao mármore: opções para todos os gostos
- Conheça os principais tipos de mármore e como usá-los - 13/11/2024
- Guia Completo de Manutenção do Granito - 04/11/2024
- Granito para Áreas Externas: Praticidade e Estilo - 01/11/2024